Governo lançou o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, programa inserido no Portugal 2030, para apoiar pequenas e médias empresas


Quer renovar o parque de máquinas da sua empresa, mas precisa de ajuda?! O Governo português acabou de lançar um Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva para micro, pequenas e médias empresas (PME), que está inserido no programa Portugal 2030. E que entre as despesas consideradas elegíveis tem os 'custos de aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte.' Tem até 15 de Dezembro para se candidatar!

O Governo português tem várias iniciativas a recorrer para ajudar as micro, pequenas e médias empresas a desenvolverem-se, e assim contribuirem para a economia nacional através da criação de emprego. Uma dessas medidas, e que se encontra inserida no programa Portugal 2030, é o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva

Este sistema pretende promover a inovação empresarial através do investimento em equipamentos e tecnologias que se traduzam numa maior, e mais eficiente, capacidade de produção. As regiões abrangidas pelo programa estão localizadas em Portugal Continental (regiões Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), e tem como principais prioridades: 

  • Reforçar o investimento empresarial em atividade inovadoras;
  • Contribuir para a internacionalização e orientação transacionável da economia portuguesa;
  • Promover a inovação no tecido empresarial português. 
Existem várias despesas consideradas elegíveis no programa, sendo a principal os custos de aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte. E ainda: 

  • Equipamentos informáticos e software;
  • Aquisição de marcas e patentes;
  • Licenças;
  • Aposta no Digital;
  • Obras de remodelação ou adaptação;
  • Outras despesas de investimento.

Sendo que nas tipologias de ação abrangidas pelo aviso tem por exemplo, a diversificação da produção de um estabelecimento para produtos não produzidos anteriormente. Mas, também:

  • O aumento da capacidade de um estabelecimento já existente;
  • A alteração fundamental do processo global de produção de um estabelecimento existente;
  • A criação de um novo estabelecimento, que já tenha alvará de construção.

A maioria do investimento é realizado a fundo perdido, sendo a taxa de financiamento através do cálculo da taxa base mais possíveis majorações, até ao limite máximo de 40%.

As candidaturas arrancaram em Maio e terminam dia 15 de Dezembro de 2023. Está interessado em algum dos nossos equipamentos para o seu projecto?! Entre já em contacto connosco.


Governo lançou o Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva, programa inserido no Portugal 2030, para apoiar pequenas e médias empresas